sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como começar a sua busca

Vamos ao primeiro passo:

Não se esqueça nunca de perguntar: Qual é o problema? A definiçao deve sempre ser a mais precisa possível. Definir os problemas de forma prática e clara.  O problema delimita a pesquisa e facilita o estudo. Consultar especialistas nesta fase também é muito interessante. E claro.... fazer levantamentos bibliográficos.

Comece sempre a fazer uma pesquisa pelos handbooks da área de interesse. Artigos de congressos também são uma ótima pedida. Desta forma você conseguirá levantar as palavras-chave e aprimorar o título da sua pesquisa, neste momento, não é exatamente o titulo do seu trabalho.

Quanto mais vai entendendo do assunto, mas fácil fica fazer um plano, mesmo que seja tosco. Um plano é sempre importante. Ele geralmente vai se modificando a partir do momento que conhece mais sobre o assunto.

Neste primeiro momento é válido fazer um pequeno sumário das suas idéias, para te ajudar a chegar ao final. Este sumário deverá aos poucos ir crescendo e ajudar suas ideias ficarem mais claras. Nada é engessado!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário